para ler/para ver: a garota das nove perucas

Imagine que você é uma menina de 21 anos que recém entrou na faculdade, adora sair para dançar, beber e sacudir seus longos cabelos lindos. Imagine que você descobre que está com tipo raro de câncer, e que as chances de cura são poucas. Não, não estou falando da personagem da novela, estou falando da vida real, da vida da holandesa Sophie Van der Stap.

ADC 9p b

Em janeiro de 2005, o câncer era realidade na vida de Sophie. Em uma questão de dias, ela teve que mudar da balada para o hospital, da cerveja para o soro e do cabelão comprido para a careca total. Durante as 54 semanas em que fez quimioterapia, ela escreveu um diário, que deu origem ao livro A garota das nove perucas.

Insatisfeita com a falta do cabelo, Sophie decidiu comprar uma peruca, mas não se reconheceu com ela. Ao invés de ver nessa estranheza um problema, a menina viu uma possibilidade de se experimentar em várias versões, de criar várias personagens para si.

Tanta coisa mudou na minha vida e em mim. Um rosto estranho no espelho. Não me vejo refletida. Quanta distância entre eu antes e eu agora. Mas todos esses cabelos diferentes me ensinaram a me enxergar melhor. Essa sou eu, essa outra sou eu e aquela sou eu também… E esta aqui sou eu de verdade.”

Ao todo, Sophie teve nove perucas, cada uma com um nome de mulher e personalidade diferente, que ela escolhia conforme seu estado de espírito. As perucas não só ajudaram a autora a aproveitar melhor a vida durante a quimio, como a fizeram conhecer mais de si mesma e ter uma melhor resposta ao tratamento. No fim das contas, Sophie já está há quase oito anos curada!

Stella, Platina, Blondie, Sue, Daisy, Pam, Uma, Bebé e Lydia (não nessa ordem)

Stella, Platina, Blondie, Sue, Daisy, Pam, Uma, Bebé e Lydia (não nessa ordem)

Em 2013, seu livro foi lançado como filme. Por enquanto só encontrei o trailer em português, mas em breve o filme deve ser lançado por aqui!

*** A garota das nove perucas, de Sophie van der Stap, 208 páginas, editora Virgilae. Preço médio: R$39,00

Entrevista com Sophie

Recado de Sophie para os leitores brasileiros

. Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

 

4 Respostas para “para ler/para ver: a garota das nove perucas

  1. Li e amei esse livro! Não tenho câncer e também não conheço ninguém muito próximo com a doença, mas mesmo assim o livro vale a pena! Não é só para quem passou por isso, é inspirador para todo mundo, e mostra como ver a vida de outra maneira. Recomendo sempre

  2. Esse é um dos livros mais lindos e emocionantes que já li. Se algo me motivou nesse tratamento foi ler a experiência da Sophie e ver que é possível ser feliz em todos os momentos de nossa vida. É mu livro de cabeceira

  3. Esse é um dos lindos mais lindos e emocionantes que já li. Se algo me motivou nesse tratamento foi ler a experiência da Sophie e ver que é possível ser feliz em todos os momentos de nossa vida. É mu livro de cabeceira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s