Hoje é o dia do psicólogo, e quero aproveitar para falar sobre eles aqui no blog. Bem, na verdade, falar sobre a importância do trabalho deles para quem está encarando um câncer.
Eu sou da opinião de que terapia não faz mal à ninguém! Todos seríamos muito mais felizes se reservássemos pelo menos uma horinha por semana para contar nossas angústias (e alegrias, por que não?) à alguém que possa nos ajudar de fato. A tia que limpa o prédio não pode nos ajudar a entender porque nossas mães têm um filho preferido, o melhor amigo não tem a resposta para qual o sentido das nossas vidas, o taxista não tem culpa por os nossos planos não estarem indo como esperávamos. Não que o psicólogo tenha uma receita mágica que resolve todos nossos problemas – muitas vezes inclusive temos que encarar realidades que são difíceis de entender – mas só o ato de verbalizar o que pensamos, sem pudores, já nos faz perceber tantas coisas que estavam nebulosas na cabeça! Quem faz terapia sabe do que eu estou falando: para explicar uma história para o psicólogo, temos que organizar o pensamento antes, e esse processo por si só já mostra o que estava nas entrelinhas.

Quando a gente descobre que está com câncer, então, a terapia é F U N D A M E N T A L !!! Se encontrar doente é uma viagem muito doida, é uma mistura de achar que vai morrer com querer viver, é enfrentar um inimigo invisível que bizarramente se infiltrou no nosso corpo, é ter que rever as nossas prioridades, planos e sonhos em questão de segundos! É tanta informação ao mesmo tempo para processar que a cabeça chega a doer, e dá vontade de fugir!!! Existem pessoas que passam por tudo isso sem fazer terapia e estão bem. Eu não quis pagar para ver. Assim que comecei o o tratamento, procurei a psicóloga da clínica oncológica que frequento. No começo, óbvio, as consultas eram mais para me acalmar da situação, para entender o passo-a-passo da doença: exames, catéter, quimio… Nesse ponto, ter uma psicóloga especialista em oncologia foi fundamental, pois ela podia ir me dizendo o que era “normal” eu sentir, pensar e querer fazer, já que ela já tinha visto essa situação acontecer com dezenas de pacientes. Atualmente, dois anos e meio depois, nem sempre o assunto é quimioterapia – vamos muito além! Na terapia eu descobri tanto sobre mim mesma, sobre minhas relações com as pessoas que eu amo e sobre o sentido da vida, que não me vejo não fazendo terapia nos próximos anos! Não quero ter alta, simplesmente porque é naquela horinha semanal que eu me organizo para viver todas as outras horinhas! E se eu não fizesse terapia, eu certamente não estaria aqui, escrevendo esse blog e ajudando outras pessoas!
Muitas pessoas fantasiam sobre como funciona uma consulta de terapia, acham que o psicólogo vai ficar com uma prancheta anotando tudo o que você fala, para no final dizer “Você tem um problema com o seu pai e o seu pênis, e a solução para isso seria… opa, nosso tempo acabou! Até semana que vem, campeão!” Bem, talvez isso aconteça em algum consultório, mas comigo nunca foi assim – e olha que eu já tive três terapeutas!!! Tudo depende da linha de terapia que você escolhe, e também do profissional. Carisma é indispensável – você precisa confiar nele, precisa sentir que ele te entende e te vê não só como um paciente, mas como um ser humano! Na terapia, você vai falar coisas que não teria coragem para falar pra ninguém – às vezes, nem pra si – vai descobrir coisas muito feias, sentimentos mesquinhos e infantis, mas também vai descobrir muita força e felicidade! Coisa feia é mentir para o terapeuta, hein! Deus castiga, e o terapeuta não é bobo! Tem que existir entrega à terapia, confiança no profissional e em seu sigilo, tem que haver empatia. Talvez não seja no primeiro psicólogo que você vá encontrar isso, mas certamente vale a pena procurar um que combine com você!
Queria deixar um parabéns aqui a todos os profissionais que trabalham para deixar esse mundo um pouco menos doido – e a vida mil vezes mais feliz! Em especial à minha psicóloga, Carla, à minha amiga Dani Lajus e à minha prima Carla, uma profissional sem diploma!
.
.
.
Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!
– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo
Oi Flávia! Fiquei encantada com o Blog e achei muito interessante esse texto sobre a relação dos psicólogos com pacientes oncológicos! Faço psicologia e pretendo seguir essa área.
Parabéns pelo Blog!
Sensacional o texto, como sempre, Flávia!!! Eu fiz terapia por um período e pretendo voltar a fazer é estranho como as pessoas tem preconceito com relação a essa profissão tão fundamental nas nossas vidas, também sou da opinião que todos deveriam fazer. Quem não gosta, ou não achou o profissional certo ou mentiu no divã!!! bju
amei obrigado por palavras tão inspiradoras . bjs
Flavinha, já estou ficando preocupada e preciso te perguntar: SERÁ QUE DEPOIS DE CURADA TU VAIS NOS ABANDONAR, PARANDO COM O BLOG? Por favor, não faz isto. Precisamos continuar lendo o que escreves com tanta sabedoria. Podes exercer tua arquitetura, mas não para com a blog, tá? Bjs, querida e um bom dia de hoje e uma ótima semana.
É muito bom ver alguém que entende a importância fundamental do acompanhamento psicológico. A maioria das pessoas tem um incrível preconceito em relação a psicologia e muitas vezes tem até vontade de fazer terapia, mas ficam com medo de como serão vistas pelos outros. Que bom realmente que você é feliz na sua terapia e encontrou aquele carisma essencial na psicóloga!. 🙂
Estou emocionada com este carinho enorme!!!! Muito obrigada!!!!!
Adorei o texto, concordo plenamente!!! Terapia é fundamental para todos.
Quem sabe um dia ainda com diploma né???? Beijos
Sou rodeada de amigas psicologas e com certeza elas merecem os parabéns por esse dia, por todo esforço e luta pra fazer aquilo que elas amam. Muito bom texto como sempre. 😀
Tu disse frases essenciais, pontos fundamentais da vida e da psicoterapia! To orgulhosa! Além disso, é muito bom ler a opinião de quem faz terapia de verdade e valoriza a nossa profissão. Nos dedicamos à ela com muito carinho e empenho porque acreditamos no ser humano!! Obrigada pelas lindas palavras! Me emocionou, como sempre… E me deixou sem palavras 🙂