Outubro começou rosa!!! Ok, já estamos quase na metade do mês – eu juro que esse post está pendente desde o dia primeiro – mas ainda dá tempo de falar sobre o assunto. Aliás, SEMPRE devemos ter tempo para falar sobre isso.
Outubro Rosa é um movimento que teve origem nos Estados Unidos nos anos 90, mas atualmente está difundido pelo mundo todo. Durante esse mês, são reforçadas as campanhas para conscientizar a população sobre o câncer de mama. O símbolo do movimento é o laço cor de rosa. Monumentos e prédios públicos recebem iluminação rosa, até as apresentadoras de tevê têm aparecido vestindo a cor – repararam?
Apesar de essa neoplasia aparecer mais em mulheres, os homens também podem ter câncer de mama – por isso, é bom que estejam atentos também!
Além disso, apesar de ser mais comum em mulheres acima dos 40 anos, nunca é cedo demais para ter câncer de mama! Muitas meninas de vinte e poucos anos desenvolvem a doença – eu conheço pelo menos três!!! Esse mito de que existe uma idade para se ter câncer dificulta o diagnóstico precoce, e muitas descobrem a doença e um nível avançado.
O ginecologista é o melhor médico para lhe acompanhar, pedir exames e prescrever medicamentos. Conte tudo para ele, não vale mentir pro gineco, hein? As mamografias quem pede é o médico – mas você pode iniciar o auto exame sozinha! Mas atenção: o auto exame NÃO substitui a mamografia! A mamografia é o exame mais completo e que consegue detectar o câncer mais precocemente – já que o tumor já deve estar grandinho para ser sentido no auto exame! Se você tem 40 anos ou mais, tem garantido por lei o direito a fazer mamografias de graça no SUS!
Portanto, meninas e meninos, vamos cuidar das mamas!!! E não me venham com esse papo de “quem procura acha”! Quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de cura!
.
.
.
– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!
– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo
– Fonte das imagens e vídeos: Google e Youtube
Eu sou até psicótica com esse lance de câncer de mama, minha avó teve e acabou falecendo, minha mãe tirou nódulos duas vezes. Aí eu fico pedindo pro ginecologista examinar sempre que vou, mas as pessoas sempre acham que eu ainda tenho 25 e estou nova demais pra isso… Pra você ver, melhor prevenir!
É verdade o que você falou Flávia, não existe idade para começar a se preocupar. Eu descobri que estava com câncer de mama uma semana depois de completar 30 anos. Nunca tinha me preocupado em fazer o auto exame, até que um dia senti o nódulo no meu seio e ele já estava bem grande.
Comecei a quimio agora, para fazer o tumor diminuir antes de operar, e se eu fizesse o auto exame talvez tivesse descoberto antes.
Obrigada pelos seus posts Flávia, eles têm me ajudado muito!