outubro rosa

Outubro começou rosa!!! Ok, já estamos quase na metade do mês – eu juro que esse post está pendente desde o dia primeiro – mas ainda dá tempo de falar sobre o assunto. Aliás, SEMPRE devemos ter tempo para falar sobre isso.

LOGO OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é um movimento que teve origem nos Estados Unidos nos anos 90, mas atualmente está difundido pelo mundo todo. Durante esse mês, são reforçadas as campanhas para conscientizar a população sobre o câncer de mama. O símbolo do movimento é o laço cor de rosa. Monumentos e prédios públicos recebem iluminação rosa, até as apresentadoras de tevê têm aparecido vestindo a cor – repararam?

ADC out rosa

Apesar de essa neoplasia aparecer mais em mulheres, os homens também podem ter câncer de mama – por isso, é bom que estejam atentos também!

ADC out04

Além disso, apesar de ser mais comum em mulheres acima dos 40 anos, nunca é cedo demais para ter câncer de mama! Muitas meninas de vinte e poucos anos desenvolvem a doença – eu conheço pelo menos três!!! Esse mito de que existe uma idade para se ter câncer dificulta o diagnóstico precoce, e muitas descobrem a doença e um nível avançado.

 

O ginecologista é o melhor médico para lhe acompanhar, pedir exames e prescrever medicamentos. Conte tudo para ele, não vale mentir pro gineco, hein? As mamografias quem pede é o médico – mas você pode iniciar o auto exame sozinha! Mas atenção: o auto exame NÃO substitui a mamografia! A mamografia é o exame mais completo e que consegue detectar o câncer mais precocemente – já que o tumor já deve estar grandinho para ser sentido no auto exame! Se você tem 40 anos ou mais, tem garantido por lei o direito a fazer mamografias de graça no SUS!

Portanto, meninas e meninos, vamos cuidar das mamas!!! E não me venham com esse papo de “quem procura acha”! Quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de cura!

.

.

.

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das imagens e vídeos: Google e Youtube

 

Anúncios

2 Respostas para “outubro rosa

  1. Eu sou até psicótica com esse lance de câncer de mama, minha avó teve e acabou falecendo, minha mãe tirou nódulos duas vezes. Aí eu fico pedindo pro ginecologista examinar sempre que vou, mas as pessoas sempre acham que eu ainda tenho 25 e estou nova demais pra isso… Pra você ver, melhor prevenir!

  2. É verdade o que você falou Flávia, não existe idade para começar a se preocupar. Eu descobri que estava com câncer de mama uma semana depois de completar 30 anos. Nunca tinha me preocupado em fazer o auto exame, até que um dia senti o nódulo no meu seio e ele já estava bem grande.
    Comecei a quimio agora, para fazer o tumor diminuir antes de operar, e se eu fizesse o auto exame talvez tivesse descoberto antes.
    Obrigada pelos seus posts Flávia, eles têm me ajudado muito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s