Ontem recebi por essa história e decidi compartilhá-la aqui no blog! Patrícia Oshiro Bentran tem 25 anos e, em maio de 2012, foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda.

Mineira, Patrícia está fazendo o tratamento em São Paulo. Ela precisa de um transplante de medula óssea com doador. O problema está sendo justamente O DOADOR. Uma pessoa compatível havia sido localizada e o transplante seria feito em outubro desse ano – juntinho com o meu! Acontece que essa pessoa não apareceu para fazer os exames necessários, e a doação foi por água abaixo. Essa é uma situação muito comum e frustrante – a pessoa acha um doador compatível e o infeliz cidadão dá pra trás! Provavelmente por ignorância e medo – tem gente que acha que vai ficar sem medula se doar! – muitas pessoas nem se cadastram para serem doadoras, ou se cadastram mas não têm coragem de ir doar.
Agora Patrícia busca um novo doador compatível… e vocês sabem o que aumenta as chances de achar alguém compatível? Ter mais pessoas cadastradas como doadoras! Patrícia então lançou a campanha Eu sou amigo da Paty. A ideia consiste em estimular as pessoas a fazer o cadastro de doadores. Cada um que se torna doador tira uma foto segurando uma placa com a frase ‘#EusouamigodaPaty‘, e as fotos são postadas em redes sociais e no blog da campanha!

Lembrando que, para fazer o cadastro para ser doador, é retirada apenas uma amostra de sangue – a medula mesmo só é doada caso apareça alguém compatível precisando! Doar medula dói? Um pouco – dói mais do que depilar a perna com cera; dói menos do que quebrar o pé! Mas lembre-se de que a chance de alguém precisar da sua medula é a mesma de VOCÊ precisar da medula de alguém se você necessitar de um transplante algum dia!

Veja aqui Campanha Eu Sou Amigo da Paty no Facebook!
.
.
.
. Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!
– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo
– Fonte das imagens: G1 e Reprodução do Facebook
– Fonte de pesquisa: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/11/jovem-com-leucemia-faz-campanha-na-internet-para-encontrar-doador.html
Gostaria de poder ajudar a Paty, meu tipo de sangue é O POSITIVO e sou doadora.
QUERO SER DOADORA DE MÉDULA DA G1 AMIGA PATY
Olá!!! quero ser doadora! Para isso devo fazer uma doação de sangue e me cadastrar em algum banco de sangue? Não sei muto bem como funcionam essas coisas!! Mas quero ser “Amiga da Paty” Obrigada!!! E parabéns pelo blog!!!!
Olá, Taiane!!!
Que legal!!! Olha, você pode ligar pros hospitais da sua cidade para se informar onde é feito o cadastro! Cada cidade tem o seu, mas todos os cadastros vão para um banco de dados comum! Muito obrigada pelo elogio!!!
Beijos