dia nacional de combate ao câncer

Hoje, 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer!!! Gostaria de aproveitar a data para relembrar alguns aspectos que ficam esquecidos no dia a dia aqui no blog.

Senta que lá vem história!

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, apenas 15% dos tipos de câncer são hereditários! Surpresos?! Estudos – MUITOS estudos – provaram que o que na verdade influencia a incidência de câncer são…

.

.

.

(pausa para o suspense)

.

.

.

… OS HÁBITOS!!!!

Não, não estou falando desses hábitos, quis dizer os outros hábitos!!!!

Não, não estou falando desses hábitos, quis dizer os outros hábitos!!!!

Sim, pesquisas mostraram que o que nós comemos, fazemos e pensamos pode aumentar as nossas chances de desenvolver algum tipo de câncer ao longo da vida. E essa não-relevância da genética ficou provada a partir do fato de que crianças adotadas têm a mesma probabilidade de ter câncer que seus pais adotivos – e não seus pais biológicos! Claro, não estamos falando de mutações genéticas, que podem acontecer com qualquer pessoa, por mais saudável que ela seja ao longo de sua vida.

Por isso, minha gente, é importante ter desfazer duas teorias estúpidas que eu já ouvi muita gente falando por ai:

1. “Minha família tem muitos casos de câncer – uma hora o “marvado” vai me pegar também!!!”

Não é bem assim, meu bem! A chance de um ônibus te pegar em cheio voltando de um feriadão é BEM MAIOR do que a chance de sua vózinha querida ter lhe passado genes podres! Relaxa e goza – como diria uma ilustre senhora – vai vivendo a vida e não fica esperando algo de ruim acontecer. O que nós pensamos também influencia na nossa saúde – e pode inclusive ajudar um câncer a vingar!

Não culpe os genes da sua vó: culpe a picanha gorda com bacon!

2. “É isso aí! Eu vivo la vida loca, se for parar para pensar em tudo que dá câncer, me mato agora mesmo!”

Não é bem assim, ô porraloca! Hoje em dia é sabido que muitos produtos que usamos / comemos / bebemos são sim potencializadores do câncer! Ok, realmente se formos levar ao pé da letra, teremos que fazer uma daquelas dietas doidas e totalmente sem graça. Mas sabemos que ingerir bebidas alcoólicas, alimentos refinados (como farinha branca e açúcar), carne vermelha, refrigerantes – dentre tantas outras comidas tentadoras –  faz aumentar as chances de desenvolver algum tipo de câncer!!! Não estou dizendo que não devemos comer nunca esses alimentos – eu seria bem hipócrita se o fizesse! Mas é importante saber que, quando optamos por um alimento, estamos escolhendo aumentar ou reduzir as chances de um câncer no futuro! ESCOLHA – tudo é questão de escolha nessa vida!

Você está ESCOLHENDO com o que alimenta seu corpo – lembre-se sempre disso!

Atualmente, se associa muito o câncer ao estresse – o que de fato é verdade. Mas, segundo o livro Anticâncer, do dr. David Servan-Schreiber (sempre, seeeeempre vou citá-lo!), o estresse do dia a dia não é o principal vilão da história. Os piores sentimentos, segundo ele, são o de impotência, de desespero, de frustração. Conhece? Pois é, são cargas emocionais que trazemos conosco desde muito muito pequenos – quando a mãe não nos dá chocolate antes do almoço, quando a coleguinha fiadasputa diz que nossos pais esqueceram de nos buscar na creche… – e que vamos acumulando ao longo da vida. Esses sentimentos são totalmente tóxicos e podem desencadear muitos tipos de doenças – cardíacas, psicológicas, imunológicas, e até câncer.

Calma, Panda!!!

A solução? É mandar se fuder fazer terapia, de qualquer tipo! Ser uma pessoa bem resolvida, além de fazer bem para a saúde, faz bem para o mundo! Aprender que na verdade não temos controle de nada parece desesperador em um primeiro momento – mas pode fazer com que a vida se torne muito mais leve e surpreendente! Quem está passando ou já passou por um câncer sabe o quanto viver um dia de cada vez pode ser bem mais prazeroso do que parece. 

Parece autoajuda barata, mas é uma baita verdade!

Parece autoajuda barata, mas é uma baita verdade!

Existe uma frase do Dalai Lama que diz “O inimigo é um ótimo professor”. Queria aproveitar esse Dia de Combate ao Câncer para alertar às pessoas que SIM, pode-se prevenir o câncer! Mas caso ele já tenha se estabelecido no corpo NÃO, não é o fim do mundo! Sempre podemos aprender com qualquer experiência que a vida nos impõe, e o câncer não é diferente. Que tal “aproveitar” essa chance de mudar – e melhorar – a vida?

.

.

.

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das Imagens:  google, pinterest e tumblr

Anúncios

Uma resposta para “dia nacional de combate ao câncer

  1. Obrigada por esse post super esclarecedor… o câncer traz consigo muitos mitos que são divulgados como verdades absolutas! Conheço muita gente que sequer fala o nome câncer porque “atrai”… pelo amor de Deus viu… Falta de informação adoece!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s