Muitos estudos já comprovaram a importância dos grãos para manter o corpo saudável – inclusive apontando alguns tipos capazes de ajudar no combate ao câncer. Chia, linhaça dourada, quinoa (ou quinua, tanto faz!), gergelim… tudo muito bonito, mas como faz pra inserir esse monte de semente no cardápio sem se sentir um passarinho?
Bem, existem muitas maneiras! Pode-se adicionar sementes no suco, na vitamina, no iogurte, na salada… pra mim, a maneira mais fácil é misturá-los com o arroz. Assim, não esqueço de adicioná-los e ainda os como com maior frequência – sem alterar o sabor do arroz. Já estou tão acostumada que acho estranho quando como um arroz “puro” – ou pior, arroz branco!

Existe no mercado algumas marcas que oferecem essas misturas prontas. Uma delas é a Ráris, que tem vários tipos de combinações – e eu adoro. O problema é que esse arroz misturadinho é bem caro – muito mais caro do que um arroz comum – então a solução pra não falir mas se manter saudável é criar sua própria mistura!
Você pode comprar no mercado mesmo mais de um tipo de arroz e diversas sementes. Linhaça dourada, chia, quinoa, cevada, gergelim, amaranto, centeio, trigo, arroz selvagem… são várias as opções pra combinar! Quero chamar atenção para duas coisas:
1. Cuidado para comprar a semente mesmo – e não a farinha! Parece bobo, mas no mercado a linhaça dourada em semente fica ao lado da farinha de linhaça – o mesmo acontece com a quinoa e o trigo.
2. Cuide na hora de misturar diferentes tipos de arroz. Eu costumo usar um tipo só e variar nas sementes. Os arrozes podem ter tempos de cozimento diferentes e isso pode alterar o resultado. Além disso, uma vez inventei de colocar arroz preto na mistura – e esse arroz “solta tinta”, aí todo o arroz que fazíamos aqui em casa parecia que tinha feijão junto! Não mudou muito o gosto, mas visualmente ficou estranho – se alguém na família é chato pra comer, pode pentelhar achando que tem feijão na mistura.

Algumas sementes eu compro na Feira Ecológica, outras comprei no supermercado mesmo. Vou mostrar pra vocês a combinação que criei hoje.

Em um pote suficientemente grande (desses pra guardar arroz mesmo) faça uma primeira camada de arroz. Tá, aí agora tenho que ser sincera com vocês: eu fiz de um jeito muito burro essa mistura!!! Coloquei uma camada de quinoa por cima da primeira camada de arroz, e ficou tão bonitinho que eu me empolguei e fui colocando as outras sementes!!!



Então, crianças, a minha dica é: coloquem uma camada de arroz, acrescentem uma camada de quinoa e misturem bem esses dois elementos! Acrescentem a linhaça e misturem bem os três elementos – e assim por diante! Não deixem pra misturar tudo junto porque não há braço que aguente!!!
Outra dica: na hora de cozinhar, frite o arroz com um filete de óleo (e cebola e alho, se quiser!) e depois coloque água suficiente para cobrir todo o arroz . Não precisa ser água fervendo – pode ser água em temperatura ambiente mesmo. Sei que cada um tem sua maneira de fazer arroz – pra mim essa sempre funciona!
Bom apetite!
.
.
.
– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!
– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo
– Fonte das Imagens: arquivo pessoal e Google
Adorei!! Vou fazer :))