receita | incrementando o arroz

Muitos estudos já comprovaram a importância dos grãos para manter o corpo saudável – inclusive apontando alguns tipos capazes de ajudar no combate ao câncer. Chia, linhaça dourada, quinoa (ou quinua, tanto faz!), gergelim… tudo muito bonito, mas como faz pra inserir esse monte de semente no cardápio sem se sentir um passarinho?

funny-bird-eating-peanuts

Bem, existem muitas maneiras! Pode-se adicionar sementes no suco, na vitamina, no iogurte, na salada… pra mim, a maneira mais fácil é misturá-los com o arroz. Assim, não esqueço de adicioná-los e ainda os como com maior frequência – sem alterar o sabor do arroz. Já estou tão acostumada que acho estranho quando como um arroz “puro” – ou pior, arroz branco!

Existem vários tipos de arroz!

Existem vários tipos de arroz!

Existe no mercado algumas marcas que oferecem essas misturas prontas. Uma delas é a Ráris, que tem vários tipos de combinações – e eu adoro. O problema é que esse arroz misturadinho é bem caro – muito mais caro do que um arroz comum – então a solução pra não falir mas se manter saudável é criar sua própria mistura!

download

Você pode comprar no mercado mesmo mais de um tipo de arroz e diversas sementes. Linhaça dourada, chia, quinoa, cevada, gergelim, amaranto, centeio, trigo, arroz selvagem… são várias as opções pra combinar! Quero chamar atenção para duas coisas:

1. Cuidado para comprar a semente mesmo – e não a farinha! Parece bobo, mas no mercado a linhaça dourada em semente fica ao lado da farinha de linhaça – o mesmo acontece com a quinoa e o trigo.

2. Cuide na hora de misturar diferentes tipos de arroz. Eu costumo usar um tipo só e variar nas sementes. Os arrozes podem ter tempos de cozimento diferentes e isso pode alterar o resultado. Além disso, uma vez inventei de colocar arroz preto na mistura – e esse arroz “solta tinta”, aí todo o arroz que fazíamos aqui em casa parecia que tinha feijão junto! Não mudou muito o gosto, mas visualmente ficou estranho – se alguém na família é chato pra comer, pode pentelhar achando que tem feijão na mistura.

Prato feito com arroz negro

Prato feito com arroz negro – parece arroz com feijão, né?

Algumas sementes eu compro na Feira Ecológica, outras comprei no supermercado mesmo. Vou mostrar pra vocês a combinação que criei hoje.

Usei arroz cateto integral

Usei arroz cateto integral

Em um pote suficientemente grande (desses pra guardar arroz mesmo) faça uma primeira camada de arroz. Tá, aí agora tenho que ser sincera com vocês: eu fiz de um jeito muito burro essa mistura!!! Coloquei uma camada de quinoa por cima da primeira camada de arroz, e ficou tão bonitinho que eu me empolguei e fui colocando as outras sementes!!!

Ficou liiiiindo, não?

Ficou liiiiindo, não? De cima pra baixo, temos: arroz cateto integral, chia, amaranto, linhaça dourada, mix de quinoa e arroz cateto integral!

O problema foi que ficou super pesado misturar isso tudo!!!!

O problema foi que ficou super pesado misturar isso tudo…

... e aí eu tive que apelar e enfiar a mão mesmo!!! Não foi má ideia - a sensação é muito boa! (Amélie Poulain feelings)

… e aí eu tive que apelar e enfiar a mão mesmo!!! Não foi má ideia – a sensação é muito boa! (Amélie Poulain feelings)

 

Então, crianças, a minha dica é: coloquem uma camada de arroz, acrescentem uma camada de quinoa e misturem bem esses dois elementos! Acrescentem a linhaça e misturem bem os três elementos – e assim por diante! Não deixem pra misturar tudo junto porque não há braço que aguente!!!

Outra dica: na hora de cozinhar, frite o arroz com um filete de óleo (e cebola e alho, se quiser!) e depois coloque água suficiente para cobrir todo o arroz . Não precisa ser água fervendo – pode ser água em temperatura ambiente mesmo. Sei que cada um tem sua maneira de fazer arroz – pra mim essa sempre funciona!

 

Bom apetite!

 

.

.

.

 

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das Imagens: arquivo pessoal e Google

 

 

 

Anúncios

Uma resposta para “receita | incrementando o arroz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s