driblando efeitos colaterais |como fugir da quimio

Hoje vou deixar aqui uma dica pra quem não aguenta mais fazer quimio: fuja dela!

Não, não estou dizendo pra você parar o tratamento, não aparecer nas sessões, fugir pra Jamaica! Tenho uma dica mais barata, simples e sensata: relaxe! 

Aprendi essa técnica em 2011, quando estava fazendo quimioterapia pela primeira vez. Quando cheguei exatamente na metade do tratamento, simplesmente não aguentava mais!!! Já sabia todo o script: a enfermeira vem, cheiro de luva (blergh), cheiro de álcool (blergh), picada no peito (ui), sorinho… bla bla bla. Só de pensar em fazer quimio, já ficava super enjoada! E sei que não sou a única, conheço pessoas que vomitam antes mesmo de receber a quimio!Essa reação é normal, comum, e não é frescura: chega uma hora que o corpo não aguenta mais tanta química – assim como acontece quando bebemos demais e depois não podemos sentir cheiro de álcool por um bom tempo! Mas existe uma maneira de driblar esse efeito colateral!

Quem me ensinou isso foi minha psicoterapeuta, psicóloga Carla Mannino. Quando for receber a aplicação da quimio, aproveite para fazer uma sessão de relaxamento. Faça uma seleção de músicas de relaxamento em um aparelho de mp3 (ou peça para alguém fazer para você), coloque fones de ouvido e um tapa olho. A maioria das salas de quimioterapia tem poltronas confortáveis, mas se precisar, leve uma almofada de pescoço (ou uma toalha enrolada no pescoço) e aproveite o tempo de quimioterapia para viajar para outro lugar.

Você pode aproveitar pra pensar nisso…
…ou nisso…
…ou nisso…
…ou o que você faria com isso!!!

Lembro que isso salvou meu tratamento! Eu já estava tão cansada que aquelas duas horas recebendo quimio pareciam intermináveis. Com essa técnica, eu me desligava do que estava acontecendo ao meu redor, o tratamento passava mais rápido, e quando eu abria os olhos, TCHARAN: MENOS UMA QUIMIO! Além disso, eu demorava mais para sentir os efeitos da quimio, principalmente aquele gosto estranho que dá na boca logo após a aplicação. É mágico ou não é?

O que? Já acabou a quimio?!

 

Espero ter ajudado a diminuir esse incômodo!Lembre-se do kit sobrevivência: máscara, mp3 com músicas relaxantes, fones de ouvido e almofada de pescoço!!! E sempre que acabar a aplicação, pense: MENOS UMA! Em pouco tempo será a última mesmo!!!!

.

.

.

– Quer mandar uma dúvida ou sugestão? Escreva para alemdocabelo@gmail.com, vou adorar responder!

– Curta a página no facebook: https://www.facebook.com/alemdocabelo

– Fonte das Imagens: Tumblr, e Google. 

 

 

 

 

2 comentários sobre “driblando efeitos colaterais |como fugir da quimio

  1. Ontem fui fazer minha terceira quimio!!! O tempo nunca passou tão rápido!!!! Primeiro pq recebi a visita de um dos psicólogos da Clinionco, segundo pq dessa vez a minha companheira de quimio era bem legal e por último pq tu deu uma passadinha lá na sala e finalmente pude te conhecer!!! Adorei a conversa!! Prometo que assim que voltar para a praia vou tomar meu banho de mar!!! bjks

  2. Adori as dicas, com ceretza ajudarão muitas pessoas que estão passando por isto agora! Eu sugiro também levar um bom livro, ou uma revista que voce adora, pois daí vai querer devorá-los e passa bem rapidinho. Lembro que deixava para comprar minha revista favorita no dia quimio, justamente para passar o tempo mais rápido!!!

Deixe um comentário